21 03 2010 Poderia ser mais um sábado qualquer para o mundo das notícias automotivas a não ser pelas informações reveladas por um concessionário da Fiat em um site de relacionamentos da internet. Intitulado como consultor de uma concessionária da montadora italiana, o membro de uma comunidade da marca (não revelaremos nomes por medidas de prevenção) divulgou na noite de hoje (20) um catálogo com informações exclusivas do projeto 327, o novo Uno. Entre elas (você vê todas logo a seguir), destaque para as versões definidas: Vivace 1.0, Attractive 1.4 e Way (1.0 e 1.4), todas inicialmente com carroceria de 5 portas.
Confira uma síntese das informações mais importantes presentes no catálogo.
Versões e equipamentos
- Haverá inicialmente apenas uma configuração de carroceria, a de 5 portas. A versão de 3 portas será lançada posteriormente.
- Com relação às opções de motorização, destaque para a estreia do propulsor 1.4 EVO, uma evolução do bloco Fire de mesma cilindrada e que deve contar com a mesma potência. A outra opção é o conhecido 1.0 Fire, que passou por melhorias e ganhou o sobrenome HPP LF (High Power Performance e Low Friction).
- Entre os acabamentos, três opções diferentes: a de entrada Vivace, exclusiva do propulsor 1.0, a intermediária Attractive 1.4 e a aventureira Way, disponível nos dois motores.
- Como no Mille Economy, que continua em linha por mais alguns anos, os pneus de algumas versões são de baixa resistência a rolagem. Aro 13 de série e rodas de 14″ como opcionais.
- De série, todas as versões não trazem mais que o básico. A diferença se dá por pequenos detalhes, como conta-giros, volante com regulagem de altura e alguns adereços estéticos.
- Ar-condicionado, direção hidráulica, conjunto elétrico e CD Player são opcionais para todas as versões. Nada de freios ABS e airbags duplo de série.
Dimensões
- Na comparação com o atual Mille, o 327 (que ainda não teve o nome definido) ganhou 8 centímetros em comprimento (3,77 m), 9 centímetros em largura (1,63 m), 1 cm na distância entre-eixos (2,37 m) e 4 cm na altura (1,48 m). Apesar da anotação feita de caneta, a capacidade do porta-malas aparentemente continua a mesma: 290 litros.
Motores
- Com as melhorias aplicadas visando reduzir os níveis de emissão, o propulsor 1.0l Fire passou a render 70/71 cv quando abastecido com gasolina e etanol, respectivamente – ante os 65/66 cv do antigo bloco. O torque máximo aumentou apenas 0,2 kgfm, passando para 9,4 kgfm – rodando, porém, em regime mais elevado: 4,750 rpm.
- Quanto ao propulsor 1.4 EVO, destaque para os novos coletores de admissão, chicote de injeção e centralina. As mudanças proporcionaram melhorias no consumo, mas não na potência: continuam os 85/86 cv e 12,4/12,5 kgfm de torque.
Outras informações
- Para alegria de muitos, a Fiat desenvolveu um sistema de suspensão traseira inteiramente novo para o 327. A peça é do tipo eixo de torção com rodas semi-independentes.
- Há, no catálogo, imagens dos modelos de rodas e calotas disponíveis no novo Uno. Confira as imagens com todos os detalhes.
- O painel de instrumentos conta com desenho inovador, mas promete dividir opniões pela disposição dos elementos. Para as versões mais básicas haverá apenas um grande velocímetro assimétrico que divide o espaço com um display redondo, responsável por informar dados do odômetro e marcação dos níveis de temperatura e do tanque de combustível. Nas versões mais caras, um pequeno conta-giros foi instalado no canto esquerdo.
- Um “interruptor de comando” se destaca à esquerda do volante, semelhante ao utilizado no hatch Punto. A diferença é que alguns controles são diferentes no novo Uno: o + e – que controla as funções do computador de bordo, por exemplo, servem como navegador entre as opções de ativar ou desativar o airbag do passageiro.
- Destaque para o para-brisa com um inovador sistema desembaçador composto por pequenas pistas resistivas dispostas entre as camadas do vidro. Seu funcionamento pode ser melhor compreendido na tabela a seguir.
- Quando equipado com vidros elétricos, o novo Uno contará com o sistema one-touch para motorista e passageiro. Uma função “conforto” permite o acionamento do vidro elétrico 1 minuto após o veículo ter sido desligado.
- Haverá duas opções de sistema de som, inclusive com conexão para Bluetooth.
- Como já especulado, os bancos dianteiros terão encosto de cabeça fixos. Os bancos traseiros contam originalmente com dois apoios de cabeça, mas o opcional de banco bipartido traz três apoios.
- De 9, o Uno passará a contar com 13 opções de cores diferentes. Além das tradicionais sólidas vermelho, branco, preto e azul, duas opções chamativas se destacam: Amarelo Citrus e Verde Box, que dispensam descrições. Há também as inéditas opções metálicas Verde Lit, Azul Trindad e Azul Splash.
Informações não pertinentes ao novo Uno
- Além de muitas novidades sobre o Projeto 327, o catálogo publicado na internet traz informações de outros produtos da gama Fiat. Mais especificamente sobre os motores 1.6 16v e 1.8 16v. Ao contrário do que se especulava, o primeiro bloco desenvolverá 115/117 cavalos de potência e 16,2/16,8 kgfm de torque. Em resumo, mais potente e econômico que seu substituto, o 1.8 Powertrain, porém com menos torque.
- Exclusivo para modelos mais caros da Fiat, o motor Tritec 1.8 16v rende 130/132 cv e 17,8/18,7 kgfm de torque. Em números, a mesma potência e torque praticamente idêntico ao propulsor 1.9 utilizado no Linea.