Páginas

21 de abril de 2010

EUA: Fiat deve vender minivan baseada no 500, diz agência

Novo modelo teria porte semelhante ao da Idea
Por Vitor Matsubara | 19/04/2010
A Fiat pode comercializar uma minivan baseada no compacto 500 na América do Norte. A informação foi divulgada pela agência Automotive News, que teria obtido a confirmação junto a três fontes ligadas à empresa.
A agência afirma que o modelo será lançado na Europa em 2011, mas que ainda não há data prevista para sua comercialização nos Estados Unidos.
O projeto já teria sido aprovado e o anúncio do novo carro pode ser feito na próxima quarta-feira, 21 de abril, quando o CEO da Chrysler e da Fiat, Sergio Marchionne, vai revelar o plano de negócios do Grupo Fiat para os próximos cinco anos.
O modelo, que é classificado por algumas pessoas como uma versão quatro portas do 500, é conhecido internamente pelo codinome L0. Trata-se de uma minivan compacta, com porte semelhante à atual Fiat Idea.
O veículo deve ser produzido para exportação na planta de Mirafiori, em Turim, e será mais longo e mais largo do que o 500. Além da futura minivan, o 500 também será oferecido nas versões hatchback – cuja produção no México iniciará até o fim do ano – e conversível, além da esportiva Abarth, que chega aos EUA em 2012.
A Automotive News afirmou que a Fiat também estuda trazer para o mercado norte-americano um sedã compacto, que seria produzido pela marca em uma fábrica em Kragujevac, na Sérvia. Caso a decisão seja confirmada, o carro seria vendido nos Estados Unidos a partir de 2013.

Segredo: Nova geração do Fiat Palio usará plataforma global

15 04 2010
Enquanto todas as atenções se concentram no novo Uno, a ser apresentado oficialmente no próximo dia 4, a Fiat desenvolve ainda de forma cautelosa a nova geração da família Palio, que internamente é chamada de Projeto 326. Conforme explica o Argentina Auto Blog, a nova linha de produtos usará uma plataforma inteiramente nova, que também servirá de base para outros modelos da marca italiana em todo o mundo, e tem previsão de lançamento já para o ano que vem.
Misterioso compacto da Fiat flagrado na Holanda
Como atualmente, as configurações sedan, perua e picape estarão na nova geração do compacto Palio. A plataforma, totalmente nova, também servirá de base para o Topolino, compacto que a Fiat prepara para concorrer com Smart ForTwo e Toyota iQ. O blog afirma ainda que o novo Palio será um carro global, vendido em diversos outros mercados emergentes como China, Índia e demais países da América do Sul. O hatch será o primeiro a ser lançado. Siena, Weekend e Strada virão em seguida, nesta ordem.
Debaixo do capô, os novos compactos leverão a nova família de motores E.torQ, enquanto o pequenino italiano utilizará o novo motor bicilíndrico TwinAir. Especula-se ainda na nacionalização do bloco MultiAir para o fim 2011. Novas informações devem ser reveladas no decorrer da semana com a anúncio dos novos planos do Grupo Fiat-Chrysler.

Novo Fiat Uno tem primeiras imagens oficiais reveladas antes da hora

A tão aguarda nova geração do Fiat Uno teve suas primeiras imagens oficiais reveladas antes do previsto na tarde desta sexta-feira (16). Um leitor do portal iCarros, que fez questão de não se identificar, enviou inúmeras fotos do modelo ao site, que pelos ângulos e qualidade de resolução são certamente dos arquivos da própria Fiat. As imagens mostram o modelo em sua versão Way 1.4l na chamativa cor Verde Box.
Como na atual linha Adventure, a Fiat abusou no uso dos plásticos para deixar o Uno com cara de aventureiro. Os para-choques são totalmente sem pintura, com apenas apliques prateados. A grade também vem na cor negra, assim como as máscaras dos faróis. As caixas de rodas são quase tão exageradas quanto as dos modelos Adventure, mas transmitem sensação de robustez. A base das portas também receberam apliques com a inscrição “Way”. O rack longitudinal no teto não parece ser somente decocrativo.
No interior o modelo transmite bastante arrojo, com painel inspirado no pequeno Cinquecento. O quadro de instrumentos é pequeno como no do 500, com velocímetro e conta-giros em forma de meia-lua. No geral os detalhes apresentam formas arredondadas, com destaque para o painel personalizável que proporciona a escolha de várias estampas. Os tecidos dos bancos também possuem desenho inusitado, mas o painel das portas é puramente composto por plásticos.

Chrysler acerta fornecedores do Fiat 500

Modelo começará a ser fabricado no México no fim do ano, quando chega nos EUA
Da redação
  Divulgação
Fiat 500
A Chrysler finaliza o processo de acerto com os fornecedores que vão ajudar na fabricação do Fiat 500 no México, modelo que começará a ser vendido nos Estados Unidos no fim do ano. E da mesma fábrica mexicana, em Toluca, é que o carrinho também poderá ser trazido para o Brasil com preços mais interessantes do que são praticados hoje, já que o acordo comercial entre os dois países latinoamericanos não prevê cobrança de alíquota de importação, ao contrário do que acontece com a Polônia, de onde o modelo é importado atualmente.

A maioria dos fornecedores do Cinquecento que será montado no México já são tradicionais parceiros da marca norte-americana, como a Delphi, que vai fornecer o sistema de som que recebe sinal via satélite, o que é bem importante nos Estados Unidos. O Fiat 500 foi lançado em 2007, exatamente 50 anos depois da versão original e conta com a mesma plataforma do Ford Ka europeu.
Fiat vai cooperar com Chrysler em várias áreas, diz agência
Plano estratégico vai interferir no futuro das duas empresas
Por Vitor Matsubara | 20/04/2010
Fiat e Chrysler vão atuar em conjunto em diversas áreas nos próximos anos. É o que vai revelar o CEO das empresas, Sergio Marchionne, na coletiva de imprensa prevista para a próxima quarta-feira, 21 de abril, durante a divulgação do plano estratégico do Grupo Fiat para os próximos cinco anos.
Segundo a agência de notícias Automotive News, as duas montadoras vão trabalhar em regime de cooperação em diversas áreas, como manufatura, marketing, vendas e na parte financeira.
A imprensa especializada afirma que o acordo com a Fiat prevê uma integração profunda entre os italianos e a Chrysler, algo inimaginável na época em que os norte-americanos formavam a aliança com a Daimler AG.
Entre as novidades previstas para serem anunciadas na quarta-feira, devem ser reveladas a volta da marca Alfa Romeo – que deve produzir veículos nas fábricas da Chrysler – à América do Norte, o compartilhamento de plataformas entre Chrysler e Lancia e o lançamento de carros compactos da Fiat nos EUA.

17 de abril de 2010

FPT divulga nome de novos motores

E.torQ equipará Fiat Siena, Linea, Punto e Bravo
Da redação
FPT 
A FPT divulgou hoje o nome de sua nova linha de motores médios, que serão lançados ainda este ano. Os propulsores se chamarão E.torQ, destacando o seu principal atributo, segundo a marca, o alto torque em baixas rotações. As primeiras unidades da linha começaram a ser produzidas no início deste ano, nas versões flex e gasolina.
Embora a fabricante ainda não divulgue, já confirmamos que o motor E.torQ 1.6 16V da linha terá 115/117 cv de potência a 5.500 rpm e 16,2/16,8 kgfm de torque a 4.500 rpm. Já a opção 1.8 16V contará com 130/132 cv a 5.250 rpm e 17,8/18,7 kgfm a 4.500 rpm . Uma evolução dos antigos motores Tritec, eles agora serão colocados sob o capô da linha Fiat Siena, Linea, Punto e do novo hatch médio Bravo.

16 de abril de 2010

Flagra! Fotos revelam Uno sem disfarces

São as primeiras imagens do modelo definitivo às vesperas do lançamento
da redação // Fotos: Marlos Ney Vidal
Marlos Ney Vidal
Novo Fiat Uno flagrado por Marlos Ney Vidal
Bem próximo do lançamento oficial, em 4 de maio, nosso colaborador Marlos Ney Vidal, do blog Autos Segredos, flagra o novo Uno quase sem disfarces. As imagens confirmam as projeções feitas por Autoesporte desde o fim do ano passado. É possível ver o carro praticamente inteiro, com alguns detalhes como a grade com três quadradinhos, elemento que mais vai marcar a identidade do novo compacto. Os faróis arredondados possuem um relevo na parte onde fica a seta. O capô é curto e quase sem vincos. Atrás, as lanternas elevadas têm três glóbulos de luzes.
Marlos Ney Vidal
O carro flagrado é vermelho, uma das 13 opções de cores - com destaque para dois tons bastante chamativos. Amarelo citrus é uma cor sólida bastante chamativa, enquanto o Verde box metálico faz lembrar a cor de lançamento da primeira geração do Palio no Brasil. Ainda há outros tons de verde e azul.

Não perca na edição de maio da revista Autoesporte a avaliação completa de todas as versões do novo Uno. E, também em maio, a novidade da Fiat passa pelo crivo de nossa equipe no blog Quarentena.
Marlos Ney Vidal

14 de abril de 2010

Mille 2011 já aparece no site da Fiat

Modelo ganhou novos opcionais; preço básico é de R$ 24.170
Por Vitor Matsubara | 09/04/2010
Enquanto o Novo Uno não chega às ruas brasileiras, a Fiat já vende a linha 2011 do Mille com novos opcionais.
A maior novidade entre os itens vendidos à parte são os kits Sound, que, como o próprio nome diz, oferece acessórios para a sonorização do carro. São quatro pacotes, sendo que o mais acessível deles – vendido a 334 reais – oferece alto-falantes traseiros, tweeter e subwoofer.
Já o kit mais caro, que pode ser adquirido por 1.931 reais, adiciona rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3 e o Kit Concept, que possui itens como vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e apoios de cabeça no banco traseiro.
O preço básico do Mille Economy 2011, que não será aposentado com o lançamento do Novo Uno, é de 24.170 reais para o modelo com duas portas e 25.970 reais no caso do quatro portas.

11 de abril de 2010

Fiat divulga informações do propulsor 0.9l TwinAir de 2 cilindros e 85 cv


24 02 2010
Junto aos novos Abarth Punto Evo e 500C, a Fiat apresentou nesta quarta-feira (24) sua aposta para os próximos anos em se tratando de família de motores. O tão esperado propulsor TwinAir de 900 cm³ finalmente fará sua estreia mundial no próximo Salão de Genebra, que abre as portas à imprensa no dia 2 de março. Dotado da tecnologia MultiAir, o pequeno propulsor tem apenas dois cilindros e, com a ajuda de um turbocompressor, desenvolve 85 cavalos de potência.
O primeiro modelo a adotar o motor será o compacto Cinquecento, já para o fim deste ano. Em seguida, a Fiat deve expandir a opção a demais modelos da linha, como o Panda e até mesmo o Punto Evo. Duas novas variantes do TwinAir já estão em desenvolvimento: uma, sem turbo, deve render 65 cv e outra, mais potente, promete desenvolver 115 cavalos de potência. Todas movidas a gasolina. Mas por enquanto a Fiat foca nos dados de sua primeira cria, com 85 cv.
Na comparação com o propulsor 1.2l de 68 cavalos – o qual deve ser descontinuado com a chegada do TwinAir -, o novo bloco é 15% mais econômico e até 25% mais potente. Segundo dados do fabricante, o pequeno 0.9l dois cilindros emite apenas 95 gramas de CO2 por quilômetro rodado. Não há previsão de seu lançamento no Brasil.

10 de abril de 2010

Rally Universitário Fiat Temporada 2010

[Rally] 09/04/2010
O Rally Universitário Fiat terá em sua quarta temporada nacional 11 provas, uma a mais do que em 2009. A abertura será no dia 11 de abril, em Curitiba(PR). Belo Horizonte(MG) volta a ser a sede do encerramento, em 5 de dezembro. Macaé (RJ), João Pessoa(PB) e Bauru(SP) receberão a competição pela primeira vez.
Preocupado com a preservação do meio ambiente, o Rally Universitário Fiat quer difundir esta mensagem aos jovens das quatro regiões do país por onde passa. Por isso, em cada uma das 11 provas no Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além de prêmios e troféus, também haverá a distribuição de mudas de plantas e árvores aos competidores. Esta iniciativa vai ser acompanhada de outras ações. As bolsas plásticas que envolviam alguns dos prêmios, por exemplo, vão ser substituídas pelas de papel. Lixeiras recicláveis serão espalhadas pelas concessionárias que receberem o evento.

Conceitos importantes como solidariedade, educação no trânsito e iniciação ao esporte seguem com destaque. Afinal, para participar das provas é necessário apenas doar latas de leite em pó, que são repassadas para instituições filantrópicas das cidades que recebem o evento. Para facilitar a inserção no esporte, além de se permitir que o competidor participe com seu carro do dia a dia, aulas de navegação gratuita continuarão a ser oferecidas.

Após o sucesso obtido na temporada passada, Facebook, orkut, twitter e o blog das equipes (no site www.rallyuniversitariofiat.com.br) serão mais explorados em 2010, provocando maior interação entre o evento e seu público.  Vale lembrar que, como em 2009, vão continuar as promoções através destes meios de comunicação.

Veja o Calendário do Rally Universitário Fiat

.11 de abril - Curitiba (PR)
.25 de abril - São José dos Campos (RJ)
.23 de maio - Natal (RN)
.30 de maio - João Pessoa (PB)
.13 de junho - Rio Verde (GO)
.29 de agosto - Blumenau (SC)
.12 de setembro - Macaé (RJ)
.26 de setembro - Bauru (SP)
.24 de outubro - Novo Hamburgo (RS)
.21 de novembro - Juiz de Fora (MG)
.05 de dezembro - Belo Horizonte (MG)

9 de abril de 2010

Catálogo Fiat: novo Uno em versões Vivace 1.0, Attractive 1.4 e Way (1.0 e 1.4)

21 03 2010
Poderia ser mais um sábado qualquer para o mundo das notícias automotivas a não ser pelas informações reveladas por um concessionário da Fiat em um site de relacionamentos da internet. Intitulado como consultor de uma concessionária da montadora italiana, o membro de uma comunidade da marca (não revelaremos nomes por medidas de prevenção) divulgou na noite de hoje (20) um catálogo com informações exclusivas do projeto 327, o novo Uno. Entre elas (você vê todas logo a seguir), destaque para as versões definidas: Vivace 1.0, Attractive 1.4 e Way (1.0 e 1.4), todas inicialmente com carroceria de 5 portas.
Confira uma síntese das informações mais importantes presentes no catálogo.
Versões e equipamentos
- Haverá inicialmente apenas uma configuração de carroceria, a de 5 portas. A versão de 3 portas será lançada posteriormente.
- Com relação às opções de motorização, destaque para a estreia do propulsor 1.4 EVO, uma evolução do bloco Fire de mesma cilindrada e que deve contar com a mesma potência. A outra opção é o conhecido 1.0 Fire, que passou por melhorias e ganhou o sobrenome HPP LF (High Power Performance e Low Friction).
- Entre os acabamentos, três opções diferentes: a de entrada Vivace, exclusiva do propulsor 1.0, a intermediária Attractive 1.4 e a aventureira Way, disponível nos dois motores.
- Como no Mille Economy, que continua em linha por mais alguns anos, os pneus de algumas versões são de baixa resistência a rolagem. Aro 13 de série e rodas de 14″ como opcionais.
- De série, todas as versões não trazem mais que o básico. A diferença se dá por pequenos detalhes, como conta-giros, volante com regulagem de altura e alguns adereços estéticos.
- Ar-condicionado, direção hidráulica, conjunto elétrico e CD Player são opcionais para todas as versões. Nada de freios ABS e airbags duplo de série.
Dimensões
- Na comparação com o atual Mille, o 327 (que ainda não teve o nome definido) ganhou 8 centímetros em comprimento (3,77 m), 9 centímetros em largura (1,63 m), 1 cm na distância entre-eixos (2,37 m) e 4 cm na altura (1,48 m). Apesar da anotação feita de caneta, a capacidade do porta-malas aparentemente continua a mesma: 290 litros.
Motores
- Com as melhorias aplicadas visando reduzir os níveis de emissão, o propulsor 1.0l Fire passou a render 70/71 cv quando abastecido com gasolina e etanol, respectivamente – ante os 65/66 cv do antigo bloco. O torque máximo aumentou apenas 0,2 kgfm, passando para 9,4 kgfm – rodando, porém, em regime mais elevado: 4,750 rpm.
- Quanto ao propulsor 1.4 EVO, destaque para os novos coletores de admissão, chicote de injeção e centralina. As mudanças proporcionaram melhorias no consumo, mas não na potência: continuam os 85/86 cv e 12,4/12,5 kgfm de torque.
Outras informações
- Para alegria de muitos, a Fiat desenvolveu um sistema de suspensão traseira inteiramente novo para o 327. A peça é do tipo eixo de torção com rodas semi-independentes.
- Há, no catálogo, imagens dos modelos de rodas e calotas disponíveis no novo Uno. Confira as imagens com todos os detalhes.
- O painel de instrumentos conta com desenho inovador, mas promete dividir opniões pela disposição dos elementos. Para as versões mais básicas haverá apenas um grande velocímetro assimétrico que divide o espaço com um display redondo, responsável por informar dados do odômetro e marcação dos níveis de temperatura e do tanque de combustível. Nas versões mais caras, um pequeno conta-giros foi instalado no canto esquerdo.
- Um “interruptor de comando” se destaca à esquerda do volante, semelhante ao utilizado no hatch Punto. A diferença é que alguns controles são diferentes no novo Uno: o + e – que controla as funções do computador de bordo, por exemplo, servem como navegador entre as opções de ativar ou desativar o airbag do passageiro.
- Destaque para o para-brisa com um inovador sistema desembaçador composto por pequenas pistas resistivas dispostas entre as camadas do vidro. Seu funcionamento pode ser melhor compreendido na tabela a seguir.
- Quando equipado com vidros elétricos, o novo Uno contará com o sistema one-touch para motorista e passageiro. Uma função “conforto” permite o acionamento do vidro elétrico 1 minuto após o veículo ter sido desligado.
- Haverá duas opções de sistema de som, inclusive com conexão para Bluetooth.
- Como já especulado, os bancos dianteiros terão encosto de cabeça fixos. Os bancos traseiros contam originalmente com dois apoios de cabeça, mas o opcional de banco bipartido traz três apoios.

- De 9, o Uno passará a contar com 13 opções de cores diferentes. Além das tradicionais sólidas vermelho, branco, preto e azul, duas opções chamativas se destacam: Amarelo Citrus e Verde Box, que dispensam descrições. Há também as inéditas opções metálicas Verde Lit, Azul Trindad e Azul Splash.
Informações não pertinentes ao novo Uno
- Além de muitas novidades sobre o Projeto 327, o catálogo publicado na internet traz informações de outros produtos da gama Fiat. Mais especificamente sobre os motores 1.6 16v e 1.8 16v. Ao contrário do que se especulava, o primeiro bloco desenvolverá 115/117 cavalos de potência e 16,2/16,8 kgfm de torque. Em resumo, mais potente e econômico que seu substituto, o 1.8 Powertrain, porém com menos torque.
- Exclusivo para modelos mais caros da Fiat, o motor Tritec 1.8 16v rende 130/132 cv e 17,8/18,7 kgfm de torque. Em números, a mesma potência e torque praticamente idêntico ao propulsor 1.9 utilizado no Linea.

8 de abril de 2010

Fiat encerra trimestre com recordes e na liderança

[Mercado] 08/04/2010
A Fiat encerrou o primeiro trimestre de 2010 com recorde de vendas no mercado brasileiro, mais uma vez na liderança da preferência dos consumidores. No acumulado dos três primeiros meses do ano, foram 167.528 automóveis e veículos comerciais leves emplacados, com um crescimento de 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A participação de mercado no período foi de 22,3%, com uma vantagem de mais de 11 mil veículos à frente da segunda colocada no ranking. Os dados são do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), divulgados no dia 07/04 pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Em março, a Fiat emplacou 73.615 veículos, também na liderança, com crescimento de 51,2% sobre fevereiro e de 14,2% sobre março do ano passado. O desempenho de vendas em março passa a ser o novo recorde mensal da Fiat.

No ranking do trimestre, a Fiat mantém três modelos entre os cinco mais vendidos: o Palio, com 39.634 unidades; o Uno, com 36.379, e o Siena, com 31.029 veículos emplacados. Entre os comerciais leves, a picape Strada permanece líder isolada, com 24.249 veículos, mais que o dobro do segundo modelo mais vendido no segmento, enquanto a Ducato é líder entre os furgões grandes, com 1.991 unidades emplacadas.

Flagra: traseira e interior do novo Uno

A um mês do lançamento, compacto aparece com mais detalhes
Da redação
Marlos Ney Vidal
Novo Fiat Uno no flagra de Marlos Ney Vidal

Com seu lançamento próximo, o Novo Uno foi flagrado já quase sem disfarce. O fotógrafo Marlos Ney Vidal clicou algumas unidades do compacto em diferentes versões, mostrando que ele está pronto para seguir para as concessionárias da Fiat. Sob a leve coberura branca, já é possível identificar as curvas traseiras do modelo, que traz o conjunto de luzes alto e para-choque recortado ao redor da tampa traseira.
Há também a foto detalhada do interior, que mostra a inscrição “Way” nos bancos, entregando a versão do compacto. O desenho da porta também é visível, incluindo os puxadores internos, que serão horizontais e se posicionarão ao centro de uma cobertura oval em tecido.
Marlos Ney Vidal
O lançamento oficial do novo Uno acontece em maio. Você poderá conferir a primeira avaliação da nova versão do modelo na próxima edição da Revista Autoesporte. E no site, maio também marca a chegada do compacto para o blog Quarentena, onde ele será avaliado durante quarenta dias nas mais diversas situações.

Marlos Ney Vidal

Pesquise na Net

Pesquisa personalizada