Páginas

11 de abril de 2010

Fiat divulga informações do propulsor 0.9l TwinAir de 2 cilindros e 85 cv


24 02 2010
Junto aos novos Abarth Punto Evo e 500C, a Fiat apresentou nesta quarta-feira (24) sua aposta para os próximos anos em se tratando de família de motores. O tão esperado propulsor TwinAir de 900 cm³ finalmente fará sua estreia mundial no próximo Salão de Genebra, que abre as portas à imprensa no dia 2 de março. Dotado da tecnologia MultiAir, o pequeno propulsor tem apenas dois cilindros e, com a ajuda de um turbocompressor, desenvolve 85 cavalos de potência.
O primeiro modelo a adotar o motor será o compacto Cinquecento, já para o fim deste ano. Em seguida, a Fiat deve expandir a opção a demais modelos da linha, como o Panda e até mesmo o Punto Evo. Duas novas variantes do TwinAir já estão em desenvolvimento: uma, sem turbo, deve render 65 cv e outra, mais potente, promete desenvolver 115 cavalos de potência. Todas movidas a gasolina. Mas por enquanto a Fiat foca nos dados de sua primeira cria, com 85 cv.
Na comparação com o propulsor 1.2l de 68 cavalos – o qual deve ser descontinuado com a chegada do TwinAir -, o novo bloco é 15% mais econômico e até 25% mais potente. Segundo dados do fabricante, o pequeno 0.9l dois cilindros emite apenas 95 gramas de CO2 por quilômetro rodado. Não há previsão de seu lançamento no Brasil.

Pesquise na Net

Pesquisa personalizada