Novo modelo teria porte semelhante ao da Idea
Por Vitor Matsubara | 19/04/2010
A Fiat pode comercializar uma minivan baseada no compacto 500 na América do Norte. A informação foi divulgada pela agência Automotive News, que teria obtido a confirmação junto a três fontes ligadas à empresa.
A agência afirma que o modelo será lançado na Europa em 2011, mas que ainda não há data prevista para sua comercialização nos Estados Unidos.
O projeto já teria sido aprovado e o anúncio do novo carro pode ser feito na próxima quarta-feira, 21 de abril, quando o CEO da Chrysler e da Fiat, Sergio Marchionne, vai revelar o plano de negócios do Grupo Fiat para os próximos cinco anos.
O modelo, que é classificado por algumas pessoas como uma versão quatro portas do 500, é conhecido internamente pelo codinome L0. Trata-se de uma minivan compacta, com porte semelhante à atual Fiat Idea.
O veículo deve ser produzido para exportação na planta de Mirafiori, em Turim, e será mais longo e mais largo do que o 500. Além da futura minivan, o 500 também será oferecido nas versões hatchback – cuja produção no México iniciará até o fim do ano – e conversível, além da esportiva Abarth, que chega aos EUA em 2012.
A Automotive News afirmou que a Fiat também estuda trazer para o mercado norte-americano um sedã compacto, que seria produzido pela marca em uma fábrica em Kragujevac, na Sérvia. Caso a decisão seja confirmada, o carro seria vendido nos Estados Unidos a partir de 2013.