Páginas

18 de dezembro de 2010

Fiat produzirá novo Palio e Siena na Argentina

Banco Central argentino concedeu vantagens de crédito para atrair o investimento
João Kleber do Amaral
Projeção do Fiat Palio 2012
O diretor peral da Fiat, Gerardo Bovone, se reuniu com a ministra da Indústria Argentina, Débora Giorgi, para confirmar a instalação de uma nova linha de produção na fábrica de Ferreyra, Córdoba. Ainda que a montadora não tenha confirmado oficialmente, sabe-se que ali será produzido o chamado Projeto 326: as novas gerações dos modelos Palio e Siena, que começará com a fabricação do hatchback em março próximo.

Bovone assegurou que o crédito concedido pelo Fundo Bicentenário do Banco Central permitiu que o investimento equivalente a US$ 205 milhões fossem feitos na Argentina e não no Brasil. A General Motors Argentina deu a mesma justificativa há três anos para a tomada de um empréstimo da Anses, que permitiu a fabricação do Agile em Rosário. “Sem o financiamento do Fundo bicentenário, nosso investimento iria para o Brasil”, assinalou Bovone. O empréstimo do Banco Central tem uma taxa de juros de 9,9% anual e possui duração de cinco anos.

João Kleber Amaral
Projeção do Fiat Siena 2012
A ministra Giorgi declarou: “Nenhum empresário se endivida se achar que não tem futuro. Por isso, com está linha do Bicentenário, não poderemos perder a oportunidade de agregar valor a nossa produção e criar mais emprego. Com mais investimentos a indústria ganha participação maior no PIB e também faz com que outros setores associados, como o de serviços, cresça”.

Bovone acrescentou: “o país perdeu uma grande onda de investimentos no mundo em 99, que na região acabou optando por fixar-se no Brasil. Agora estamos diante de um segundo grande fluxo de investimentos e a Argentina, graças à política industrial que o governo leva adiante, atraí as empresas. Nosso projeto era disputado por vários países e o Brasil era um destino possível na região, mas graças ao Fundo Bicentenário essa linha de produção vai ser instalada na nossa fábrica de Ferreyra, na província de Córdoba”.

Marlos Ney Vidal

Pesquise na Net

Pesquisa personalizada