Fiat mostra Novo Uno Ecology
Conceito tem painel solar e materiais recicláveis no interior
Por Vitor Matsubara | 06/05/2010
Além de ter apresentado o Novo Uno nas versões Vivace, Attractive e Way, a Fiat aproveitou o evento realizado em Salvador (BA) para revelar o Novo Uno Ecology.
Como o próprio nome diz, o modelo (que ainda é um carro-conceito) utiliza soluções ecologicamente corretas. Um dos principais destaques é o painel instalado no teto para captação de energia solar, que alimenta sistemas como o ar-condicionado e a assistência hidráulica da direção do veículo. A preocupação ecológica está presente também nos apliques na parte inferior das portas (que são idênticos aos utilizados no Uno Way), compostos com medula da cana de açúcar.
.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uDceOQb3E8uix6bqLukpwr0nzFvos3sYnE_eXE3vc0DMuLBEhEJpfeZRkHv8JpMyt9n9fio-bRyVh0aOKN93BeS040wUFv2moLj36BdW5eoc8JPhdCEVqumQ=s0-d)
Internamente, a montadora empregou materiais biodegradáveis e recicláveis no acabamento das portas e do painel. A moldura do quadro de instrumentos e parte do console central foram pintados de branco. Já o revestimento dos bancos é feito de fibra de coco.
O modelo foi projetado para rodar somente com álcool e estaria pronto para receber a tecnologia start-stop, que desliga o motor automaticamente quando o veículo está parado em um semáforo, por exemplo. Assim que o condutor pisa no pedal de acelerador, o propulsor é ligado novamente.
O Novo Uno Ecology é baseado na versão aventureira Way e possui praticamente os mesmos adereços da versão, à exceção das barras longitudinais no teto.
A Fiat não anunciou se a configuração ecológica do compacto poderá se tornar realidade em breve. O conceito deve ser exibido pela montadora no Salão do Automóvel, que acontecerá entre os meses de outubro e novembro, em São Paulo (SP).