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17 de fevereiro de 2010

O que muda na F1 em 2010

Conheça os detalhes para este ano da competição
André Mendes// Fotos AP
 Daniel Ochoa de Olza
Felipe Massa e sua Ferrari
Os pilotos da Fórmula 1 já estão aquecendo os motores para a temporada 2010 da principal competição do automobilismo mundial. Depois de inúmeras modificações no ano passado, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu que a 61º edição da F-1 sofrerá alteração no sistema de pontuação, fim do reabastecimento, punição para equipe que não participar de GP, entre outras novidades.

A proibição do reabastecimento é uma das mais impactantes mudanças, já que o recurso era permitido na categoria desde 1994. Com isso, as escuderias acreditam que o tempo de parada nos boxes para troca de pneus será reduzido para menos de 4 segundos, o que deixará as provas mais emocionantes.

Também foi batido o martelo para o aumento do peso mínimo do carro, que passa de 605 kg para 620 kg, sem gasolina. Já a capacidade do tanque de combustível dobrou de 120 litros para cerca de 235 litros, dependendo do consumo de cada motor. O número de jogos de pneus de pista seca diminuiu de 14 para 11 e os dez melhores pilotos do Q3 (terceira qualificatória) deverão começar a corrida com os mesmos pneus com que fizeram os seus melhores tempos na última sessão de qualificação.

 Divulgação
Carros de 2010 ficaram com entreeixos maior por causa do tanque com o dobro da capacidade
Uma regra que não sofreu alteração foi a do limite de oito motores durante a temporada. Caso determinada escuderia utilize um nono propulsor, o piloto perde dez posições no grid em cada circuito. Já o construtor que não participar de um GP deverá ser punido. “Do ponto de vista esportivo e de regulamento, cada equipe registrada no campeonato é obrigado a participar em todos os eventos da temporada. Qualquer falta, mesmo que em apenas um evento, iria constituir em uma infração ao regulamento da FIA e ao Pacto de Concórdia (acordo que rege a F-1)”, afirmou o francês Jean Todt, novo presidente da FIA, ao site da entidade.

Na pontuação, Bernie Ecclestone (donos dos direitos comerciais da F-1), FOTA (Formula One Teams Association) e FIA decidiram que a partir deste ano o vencedor de um GP ganhará 25 pontos, o segundo (18), o terceiro (15), o quarto (12), o quinto (10), o sexto (8), o sétimo (6), o oitavo (4), o nono (2) e o décimo um ponto.

Difusores da discórdia

Para os carros se adequarem ao fim do reabastecimento foi preciso expandir o tamanho dos tanques de combustível. Com isso, as equipes aumentaram cerca de 15 centímetros na distância entre-eixos dos bólidos. Já para abrigar os reservatórios maiores e minimizar o impacto desse acréscimo foi preciso utilizar caixas de câmbio com tamanho reduzido ou ainda posicionar o cockpit mais para a frente do veículo.

Na visão externa, ficou decidida a exclusão das calotas aerodinâmicas e o estreitamento dos pneus dianteiros. Isto irá corrigir o desequilíbrio da frente e da tração traseira que resultou da reintrodução dos slicks no ano passado. O resultado da mudança alarga o espaço entre o pneu e o chassi, tornando essa área ainda mais importante na aerodinâmica do carro.
Alberto Sainz
Jenson Button testa sua McLaren na Espanha
Lançado pela Brawn GP na temporada do ano passado, o difusor duplo será extinto da Fórmula 1 em 2011. Com o aval das equipes, a FIA decidiu banir o discutido equipamento que é utilizado para canalizar o fluxo de ar vindo por baixo do monoposto, aumentando assim a sua aderência. A peça ainda poderá ser utilizada neste ano com apenas um elemento permitido e com diminuição da altura máxima de 175mm para 125mm.

Para Castilho de Andrade, especialista em automobilismo e diretor de imprensa do GP Brasil, o público da Fórmula 1 está acostumado com as mudanças freqüentes dos regulamentos técnico e esportivo. “A diferença principal da F-1 com outros esportes como o futebol é que ela está intimamente ligada com o desenvolvimento tecnológico e, por essa razão, as regras precisam ser constantemente modificadas.

Novas equipes e calendário

A temporada 2009 contou com a participação de 10 escuderias. Já a atual F-1, mesmo com a decisão da Toyota em deixar a competição, tem confirmada a participação da McLaren, Mercedes GP, Red Bull, Ferrari, Williams, BMW Sauber, Renault, Force India e Toro Rosso. Além delas, Lotus, Campos, USF1 e Virgin serão as equipes debutantes.

No calendário da 61º edição da Fórmula 1, destaque para a volta do Grande Prêmio de Montreal, no Canadá, que não havia abrigado prova no ano passado. Interlagos continuará sendo o penúltimo circuito do ano, já que o GP de Abu Dhabi novamente encerrará a competição.

Na opinião de Andrade, o fato de o Grande Prêmio de São Paulo não ser mais o último da temporada não será um obstáculo para o prestígio da corrida. “Nos últimos cinco anos, independente de ser a última ou não, a decisão do título ocorreu em Interlagos. Convém lembrar ainda que cada corrida é um evento isolado e, mesmo com o troféu decidido muito antes do fim do campeonato, como aconteceu em 2004 com o Schumacher, o GP Brasil foi disputado com o mesmo brilho”.

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  Divulgação
Michael Schumacher a bordo da Mercedes GP
Saiba quais pilotos já estão confirmados para 2010:

Piloto
Escuderia
Número
Jenson Button
McLaren
1
Lewis Hamilton
McLaren
2
Michael Schumacher
Mercedes GP
3
Nico Rosberg
Mercedes GP 4
Sebastian Vettel
Red Bull
5
Mark Webber
Red Bull
6
Felipe Massa
Ferrari
7
Fernando Alonso
Ferrari
8
Rubens Barrichello
Williams
9
Nico Hulkenberg
Williams
10
Robert Kubica
Renault
11
Vitaly Petrov
Renault
12
Adrian Sutil
Force India
14
Vitantonio Liuzzi
Force India
15
Sebastien Buemi
Toro Rosso
16
Jaime Alguersuari
Toro Rosso
17
Jarno Trulli
Lotus
18
Heikki Kovalainen
Lotus
19
Bruno Senna
Campos
21
Jose Maria Lopez
USF1
22
Timo Glock
Virgin
24
Lucas di Grassi
Virgin
25
Mesmo diante de tantas mudanças técnicas no regulamento e inclusão de novas escuderias, a grande atração desta temporada é o retorno de Michael Schumacher às pistas. Maior vencedor da história da Fórmula 1 com sete títulos, o alemão vai pilotar o carro da Mercedes Grand Prix. A expectativa também é muito grande para a dupla da Ferrari composta pelo brasileiro Felipe Massa e pelo espanhol Fernando Alonso, que atuou pela Renault em 2009.

Confira no quadro abaixo as datas, horários e locais dos 19 GPs desta temporada:


Data
Horário
GP
País
14/mar
9hs
Sakhir
Bahrein
28/mar
4hs
Melbourne
Austrália
4/abr
5hs
Sepang
Malásia
18/abr
4hs
Xangai
China
9/mai
9hs
Barcelona
Espanha
16/mai
9hs
Monte Carlo
Mônaco
30/mai
9hs
Istambul
Turquia
13/jun
13hs
Montreal
Canadá
27/jun
9hs
Europa (Valência)
Espanha
11/jul
9hs
Silverstone
Silverstone
25/jul
9hs
Hockenheim
Alemanha
1/ago
9hs
Hungaroring
Hungria
29/ago
9hs
Spa-Francochamps
Bélgica
12/set
9hs
Monza
Itália
26/set
9hs
Cingapura
Cingapura
10/out
3hs
Suzuka
Japão
24/out
5hs
Yeongam
Coreia do Sul
7/nov
14hs
Interlagos
Brasil
14/nov
11hs
Abu Dhabi
Emirados Árabes Unidos

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